Arquivo

Furtos de colmeias preocupam apicultores

Serra da Estrela

Os apicultores da zona da Serra da Estrela estão «preocupadíssimos» com o recente furto de enxames e de colmeias. Segundo o presidente da Associação de Apicultores do Parque Natural da Serra da Estrela, sedeada em Gouveia, nas últimas semanas foram roubadas doze colmeias de três apiários em locais distintos dos concelhos de Seia e de Gouveia.

José Lages especifica que seis colmeias foram furtadas em Nabais (Gouveia), cinco em Loriga e uma em São Romão, ambas no concelho de Seia. «Dos três locais, levaram as colmeias com as abelhas e só deixaram o estaleiro», adianta o responsável, falando num prejuízo de «grande valor» para os proprietários da ordem dos 1.800 euros, pois cada colmeia vale, em média, cerca de 150 euros.

«É um valor muito grande porque estamos no início da Primavera e na fase de produção de mel. As doze colmeias eram povoadas e estavam prontas a produzir», acrescentou. O dirigente associativo assume que os produtores estão «preocupadíssimos» com estes casos, tanto mais que as colmeias estavam situadas em locais relativamente isolados e terão sido furtadas «por alguém conhecedor da apicultura», suspeita José Lages. Atualmente, há cerca de 200 apicultores no Parque Natural da Serra da Estrela.

Sobre o autor

Leave a Reply