Desde 20 de janeiro que enfermeiros especialistas em Obstetrícia efetuam visitas domiciliárias a bebés nascidos na maternidade do Centro Hospitalar Cova da Beira (CHCB) e às respetivas mães para garantir a continuidade dos cuidados no primeiro mês de vida e reduzir a procura nas Urgências naquele período.
Até agora, o projeto “ContactoB” já realizou 53 visitas domiciliárias. «A procura de cuidados nos serviços de Urgência pediátrica e obstétrica nos primeiros 30 dias após o parto e o apoio à família justificam a criação deste serviço», afirma Rosa Moreira, enfermeira-chefe da Obstetrícia do Hospital Pêro da Covilhã. Segundo dados oficiais, em 2013 houve um total de 235 episódios de Urgência que, na sua maioria, «podem ser prevenidos ou resolvidos com cuidados no domicílio», sublinhou a responsável. O “ContactoB” é um projeto centrado no aconselhamento, apoio, ensino dirigido e na prestação de cuidados de saúde por enfermeiros especialistas que visitam as famílias duas vezes por semana. Da equipa fazem parte os enfermeiros Paulo Tourais, António Salvado, Bruno Fernandes e Sandra Vicente.
O CHCB já presta serviços domiciliários em Medicina I/Pneumologia, Medicina II, Imunohemeoterapia, Ortopedia, Psiquiatria, Paliativos (Fundão) e Cirurgia, sendo que o objetivo da administração é realizar 12 mil serviços em 2015, o dobro em relação ao ano passado.