A Fly Mecânica de Precisão (FMP), fabricante de componentes metálicos de alta precisão para a indústria aeronáutica civil e militar, está a construir uma unidade de produção na zona industrial de Pinhel num investimento de 300 mil euros, anunciou o seu diretor-geral.
A FMP labora atualmente em instalações arrendadas e, segundo Jorge Ferreira, as futuras instalações, com cerca de 730 metros quadrados, deverão estar prontas em agosto. Ligada à francesa Vidal Mécanique de Précision, sediada em Toulouse há 60 anos, a empresa está na “cidade-falcão” desde outubro de 2010 tendo sido escolhida porque um dos quatro sócios é oriundo da zona de Pinhel. Tal como a casa-mãe, a FMP produz componentes metálicas de alta precisão para a indústria aeronáutica civil e militar. As peças destinadas a trens de aterragem representam cerca de 90 por cento da sua produção, sendo que 80 por cento destinam-se à Airbus. «O ano de 2015 vai ser um ano de mudança. Esta é a nossa expectativa. Vamos também transferir o equipamento para a nova fábrica. Temos tido várias encomendas por parte da Airbus, Boeing e Embraer», disse à Lusa o responsável, lembrando que «há [também] novos projetos [aviões] por parte da indústria aeronáutica».
Jorge Ferreira adianta que a construção de raiz da unidade fabril vai permitir «um percurso autónomo» da FMP em relação à unidade francesa, além possibilitar «uma maior capacidade para responder aos novos desafios». A empresa fornece ainda componentes para aviões da Dassault e do fabricante italo-francês ATR – Aviões de Transporte Regional.