Uma loja comercial, de Pedro Mota, e o projeto Made By, de Carlos Martins Pinto e Samuel Pinto, foram os vencedores do prémio Ribacôa 2014-2015, promovido pela Fundação Vox Populi.
Inicialmente estava apenas previsto um vencedor, mas duas das 12 candidaturas apresentadas «reuniam todas as condições para serem premiadas, razão pela qual foi decidido atribuir o prémio a estas duas candidaturas», justifica a organização. O concurso que já vai na sexta edição tinha como tema “Os fatores endógenos como forma de promover o desenvolvimento regional”. Nesta linha, o projeto Made By (ou feito por, em português) valoriza o capital humano como forma de desenvolvimento. Os seus mentores defendem um modelo de negócio onde os artesãos usufruam da «ajuda técnica especializada» que lhes permita vender e dar visibilidade aos seus produtos. O outro projeto vencedor assenta na recuperação da venda a granel para permitir que o consumidor leve a quantia exata que deseja e aposta na produção local. Paralelamente, Pedro Mota pretende introduzir nas grandes superfícies e levar ao grande público detergentes naturais de fabrico artesanal, doçaria tradicional, artesanato, entre outros.
Os dois projetos vão ser apoiados com 8.000 euros cada, uma decisão da administração da Fundação Vox Populi que optou por não repartir a verba do prémio e atribuir o valor integral a cada uma das candidaturas.