Uma nova fábrica de calçado vai instalar-se este mês em Pinhel e criar «cerca de 30 a 40 postos de trabalho», adianta o presidente do município.
Rui Ventura revela que a empresa vai ocupar um dos pavilhões da antiga Rohde logo após a XXª Feira das Tradições, que se realiza no fim-de-semana do Carnaval. Para tal, a autarquia já celebrou o respetivo protocolo com a administração da Malite – Calçados Unipessoal Lda, sediada em Felgueiras. «A vinda desta nova empresa neste setor vai dar mais uma lufada de ar fresco» ao concelho, referiu o edil, recordando que a multinacional Rohde fechou portas em 2006 deixando sem trabalho 372 pessoas. Segundo Rui Ventura, a Malite vai recrutar antigos trabalhadores daquela unidade de calçado e que têm experiência na área. A Malite deverá começar a laborar no final do mês, sendo que o município cedeu o espaço para a unidade fabril se instalar e o empresário só pagará o aluguer das instalações a partir do terceiro ano de laboração.
Em contrapartida, a administração da empresa de Felgueiras compromete-se a permanecer no concelho de Pinhel por um período de seis anos, revelou o autarca. A Malite vai juntar-se à Eurovilde Portugal Shoes, também com sede em Felgueiras, que começou a laborar no ano passado, no mesmo local e nas mesmas condições, com cerca de duas dezenas de operários.