A Câmara da Guarda homenageia hoje, por ocasião dos 815 anos da cidade, onze personalidades, instituições e empresas que «se distinguiram ao longo do tempo e que deram e dão prestígio à cidade e ao concelho».
A lista dos distinguidos foi aprovada por unanimidade na reunião do executivo da passada segunda-feira, que justifica as escolhas sublinhando que os homenageados são «merecedores de enaltecimento e especial reconhecimento». A distinção mais importante do município vai ser atribuída ao general Artur Pina Monteiro, chefe de Estado Maior das Forças Armadas, que recebe a Medalha de Ouro da cidade. Já o empresário José Luís Carrilho Agostinho de Almeida, administrador do grupo Joalto SGPS e proprietário do jornal O INTERIOR e da Rádio Altitude, entre outros projetos, será agraciado com a Medalha Municipal de Mérito, grau prata. O mesmo reconhecimento será atribuído a Manuel Jorge Proença, um dos principais responsáveis pela criação da Escola Comercial e Industrial da Guarda.
A Medalha Municipal de Mérito, grau prata, será ainda entregue à Banda Filarmónica de Famalicão da Serra, a única do concelho, e à CERCIG – Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados da Guarda pelo «proeminente trabalho que desenvolve desde 1977». A título póstumo, a autarquia atribui a José António Sequeira, antigo comandante dos Bombeiros Voluntários da Guarda recentemente falecido, a Medalha Municipal de Valor e Altruísmo, grau prata. Também a título póstumo, o médico Raul Gil Saraiva será homenageado com a Medalha Municipal de Mérito, grau prata. A lista dos medalhados fica completa com as empresas Transportes Bernardo Marques, Coficab e Sodecia, que recebem a Medalha Municipal de Mérito, grau prata. A entrega destas distinções vai acontecer durante a sessão solene das comemorações do Dia da Cidade, que decorre na sala António de Almeida Santos, nos Paços do Concelho, a partir das 10h45.