Está a nascer uma companhia de bailado jovem na Covilhã. Chama-se Kayser Ballet e já tem estreia marcada para sábado à noite, no Teatro Municipal da cidade.
Trata-se da primeira companhia de bailado jovem de Portugal, criada por Ricardo Runa, um bailarino profissional natural da Covilhã que integrou a companhia norte americana Gwinnett Ballet Theatre. Após esta experiência, o artista decidiu voltar a Portugal e criar a sua própria companhia, tendo optado por apostar no interior por considerar que nesta região «a escassez de cultura é enorme e existem mais oportunidades de desenvolvimento». Os laços que o prendem à cidade que o viu nascer também pesaram na decisão. A Kayser Ballet conta com um elenco de dez bailarinos profissionais, de várias nacionalidades e com idades compreendidas entre os 19 e 23 anos. A escolha dos profissionais foi feita através de audições internacionais, a que concorreram 60 candidatos. Para Ricardo Runa, a fixação dos bailarinos na Covilhã permite «o desenvolvimento da cidade e também ajuda a abrir mentalidades mais fechadas e a produzir cultura com qualidade e com regularidade».
No espetáculo de estreia será apresentada uma criação original de Ricardo Runa, uma peça do coreógrafo José Luís Vieira e excertos de bailados clássicos como “Romeu e Julieta” e “D. Quixote”. Tiago Coelho e Tatiana Grenkova serão os bailarinos convidados. Já no domingo será inaugurada a sede da companhia, onde funcionará também uma escola de bailado.