Criada em 1996, a Raia Histórica – Associação de Desenvolvimento do Nordeste da Beira é uma associação sem fins lucrativos, cuja zona de intervenção abrange os concelhos de Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo, Mêda, Pinhel e Trancoso.
Esta Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) considera que a estratégia de desenvolvimento da região – fustigada pelo desemprego, emigração e envelhecimento da população – deve assentar, entre outros aspetos, num aumento da capacidade de iniciativa das comunidades locais.
A concretização desta estratégia implica a criação de condições materiais e imateriais que possibilitem a acessibilidade da população a meios educacionais, culturais, lúdicos, desportivos e o intercâmbio transnacional, contribuindo desta forma para a sua formação e desenvolvimento humano. A formação e a qualificação profissional da população contribui para a dinamização do tecido económico, vital para que se possa inverter a tendência de desertificação dos espaços rurais. Os recursos naturais e de arquitetura tradicional e popular são os complementos de uma cultura repleta de tradições e de vivências da população, que poderão contribuir muito para o desenvolvimento de todas as atividades turísticas na zona de intervenção. A Raia Histórica tem várias parcerias, tanto locais, como transnacionais. As primeiras com associações vizinhas e as segundas com grupos espanhóis, ingleses, franceses, italianos, alemães e gregos, bem como de Cabo Verde, Brasil, Moçambique e São Tomé e Príncipe.
O objetivo fulcral da Raia Histórica é contribuir para a promoção do desenvolvimento rural a nível local, tendente à melhoria das condições sociais, culturais e económicas das populações, particularmente da “Melhoria da Qualidade de Vida em Meio Rural”, reforçando e modernizando o quadro institucional local de apoio ao desenvolvimento, intentando no sentido de estimular o aparecimento de atitudes coletivas de renovação social e cultural e preservar e consolidar as características do espaço rural, humanas e ambientais. A estratégia para este território assenta na mobilização das capacidades inovadoras locais, na sensibilização das populações para a preservação e valorização do ambiente natural, patrimonial e cultural.
Dos vários apoios financeiros que canaliza, destaca-se a condução técnica e financeira da Estratégia Local de Desenvolvimento da parceria GAL CASTELOS DO COA para os concelhos de Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo, Mêda e Trancoso, aprovada para o território no período 2009/2013 no âmbito do PRODER Sub-programa 3 Dinamização das Zonas Rurais (Abordagem Leader).