O 1º Andar, a mostra de criadores emergentes organizada anualmente pela Quarta Parede está de volta aos palcos e nesta edição acontece nos palcos da Covilhã e Castelo Branco.
O evento da Associação de Artes Performativas, da Covilhã, destina-se a divulgar os novos criadores portugueses e obras artísticas de qualidade na área da dança, teatro e performance. Para a sexta edição foram selecionados três trabalhos, cabendo ao argentino Fran Blanes abrir a mostra deste ano com a performance “Projecto Vénus”. O espetáculo está em cena terça à noite (21h30) no auditório do Teatro das Beiras, na Covilhã. No dia 21, no mesmo espaço, Tereza Havlickova apresenta uma criação de vídeo-dança intitulada “Kinowaltz”. Pelo meio, a 20 de novembro, Jonas Lopes protagoniza a performance “Matilda Carlota” no Cineteatro Avenida, em Castelo Branco. Para Rui Sena, diretor artístico da Quarta Parede, «seis edições consecutivas do 1º Andar demonstram o empenho desta associação em promover os novos criadores. Demostra ainda que um projeto iniciado no interior do país pode contribuir para concretizar o desejo de muitos destes criadores terem um lugar que objetivamente lhes potencia e alarga o início das suas carreiras».
Entretanto, estão abertas as inscrições para a residência artística de criação cenográfica “O mundo visto da Lua/O Senhor Walser”, dirigida pelo arquiteto e cenógrafo José Manuel Castanheira. As inscrições estão limitadas a 20 estudantes e/ou profissionais de cenografia, pintura, escultura, vídeo, adereços, iluminação, interpretação, maquetismo, artes digitais, música, sonoplastia, arquitetura, moda. Os interessados podem inscrever-se através do email qp@quartaparede.pt até dia 24. A residência decorre de 27 a 30 de novembro, na Covilhã.