A Guarda inaugura o primeiro campo de jogos com relvado sintético do concelho, no dia 27 de novembro, data em que se comemora o 815º aniversário da cidade.
Nessa tarde, o campo do Zambito receberá um jogo de juvenis entre uma seleção da Guarda, constituída por atletas do NDS e Guarda Unida, e o CD Hergar (Salamanca). O objetivo é «homenagear quem se entrega à prática desportiva», referiu o presidente do município Álvaro Amaro, adiantando que o equipamento será inaugurado pelo secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro. Esta intervenção no campo de jogos situado junto ao Instituto Politécnico da Guarda custou 347 mil euros, mais IVA, e consistiu no redimensionamento do campo já existente, a colocação do relvado sintético e a duplicação dos balneários.
Em conferência de imprensa realizada na semana passada, a autarquia anunciou que as cerimónias oficiais dos 815 anos da cidade incluem uma sessão solene em que participará o secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, que cresceu e estudou na Guarda, e um concerto, na igreja da Misericórdia, pelo Conservatório de Música de São José da Guarda. Está igualmente prevista a inauguração da iluminação de Natal. O Dia da Cidade termina com a atuação de Simone de Oliveira no TMG (21h30), mas nos dias 28 e 29 ainda há para ver no pequeno auditório o espetáculo “Guardadores” com a participação de jovens e coletividades guardenses.
Álvaro Amaro anunciou também a realização da primeira “Conferência da Guarda”, dedicada à temática “Desafios”, a 6 de dezembro. Os oradores são Sérgio Barroso, do Centro de Estudos de Desenvolvimento Regional e Urbano (CEDRU), e Henrique Ahnfelt, especialista em marketing territorial. Com a iniciativa o autarca pretende que «quem está fora sinta a Guarda e tenha vontade de participar, tornando-se uma marca».