Arquivo

GX Guarda junta Supertaça a título nacional de xadrez

Resultados decepcionantes na primeira jornada dos Nacionais da II e III divisão

À terceira foi de vez e o Grupo de Xadrez da Guarda conquistou finalmente a Supertaça após três finais consecutivas. Os guardenses, bi-campeões nacionais, derrotaram no último sábado a Academia de Gaia, vencedores das duas últimas edições da Taça de Portugal, por 2,5-1,5, na finalíssima dos campeões do xadrez nacional disputada em Viseu. Fica portanto completa a galeria de êxitos do GXG, onde a Supertaça prontifica agora ao lado dos títulos nacionais de 2002 e 2003.

Esta vitória é a mais recente proeza do GX Guarda na modalidade e uma façanha sem precedentes na história do desporto da região, afirmando-se cada vez mais como a colectividade com mais títulos nacionais obtidos. Um sucesso tanto mais brilhante se tivermos em conta o reduzidíssimo orçamento do clube e o predomínio de praticantes amadores e naturais da cidade. Em Viseu, o GX Guarda apresentou-se desfalcado do seu segundo tabuleiro, o MI espanhol Javier Moreno, mas a sua ausência foi brilhantemente colmatada pelos quatro xadrezistas locais. Na base da vitória estiveram a categoria do MF António Ferreira (2242 ELO), que, no terceiro tabuleiro, derrotou em 38 lances Rui Almeida, e na “estrelinha” do jovem João Costa (ELO 2171), que teve oportunidade de recuperar de uma situação que parecia inultrapassável e vencer, em 40 lances, o MN José Padeiro (ELO 2224) no quarto tabuleiro. O MF Fernando Ribeiro (ELO 2215) empatou no segundo tabuleiro com o Mestre Internacional espanhol Diego Guerra Batista e garantiu a Supertaça, já que o GMI Kevin Spraggett (ELO 2536), no primeiro tabuleiro, não conseguiu resistir à inspiração do seu poderoso adversário, o GMI António Fernandes (ELO 2418), e averbou a única derrota parcial dos guardenses.

No dia seguinte, António Ferreira venceu o XIV Torneio de Xadrez “Amendoeiras em Flor”, disputado em Vila Nova de Foz Côa por 92 xadrezistas, com sete pontos em sete jogos. Paulo Costa foi segundo e Dora Leal (ambos do CX Seia) terceira, seguidos de Manuel Martins, Vítor Sil (Sport Clube de Mirandela), Vítor Leal (CX Seia) e Rui Encarnação (Mirandela). Colectivamente, a vitória sorriu ao CX Seia, que levou meio ponto de vantagem sobre o GX Guarda.

O fim-de-semana ficou ainda marcado pelo arranque dos Nacionais da II e III Divisões. O destaque da jornada inaugural vai para a equipa B do CX Seia, que venceu (4-0) o favorito da zona Norte da II Divisão, o Caneças (Lisboa), por falta de comparência. Já a equipa principal da ADE também ganhou aos Peões de Alverca (2-1). Este sábado, os senenses viajam até Torres Novas para defrontar o GX da Escola Boa Nova, enquanto a ADE recebe a poderosa equipa da AEJ de S. João da Madeira. Na III Divisão, a AD Carapalha (Castelo Branco) começou da melhor maneira na série D ao vencer o XM de S. Martinho do Porto por 3-1. Na série C, a equipa C do CX Seia perdeu em Montemor-o-Velho por 2-1, enquanto o Oriental de S. Martinho (Covilhã) e a formação B da ADE tiveram destino idêntico face aos Bancários de Aveiro (3-1) e o GX Coimbra (4-0), respectivamente. Na próxima jornada o Oriental de S. Martinho joga fora de casa com o Cucujães, a ADE B visita a Associação Académica da Universidade, a equipa C do CX Seia desloca-se ao Grupo de Xadrez de Coimbra e a AD Carapalha vai a Torres Novas.

Sobre o autor

Leave a Reply