Arquivo

Audiofiili #2

Opinião – Ovo de Colombo

O ano começou há umas semanitas e 2014 ainda não nos deu surpresa nenhuma, pelo que todos os álbuns recomendados esta semana são ainda de 2013. Começamos pela banda de Win Butler, os canadianos Arcade Fire, que lançaram no final de Outubro um dos melhores álbuns de 2013: “Reflektor”. Este quarto trabalho de estúdio da banda original de Montreal é o resultado de uma colaboração com James Murphy, “frontman” dos LCD Soundsystem, onde desempenhou o papel de produtor do disco. A sua produção é perfeitamente visível por dar uma cara aos Arcade Fire. Em “Reflektor”, a sonoridade tornou-se efectivamente dançável, graças ao toque disco de James Murphy. “Funeral” e “Neon Bible” já fazem parte do passado. Recomenda-se “We Exist”, “You Already Know” e “Joan Of Arc”.

Dia 11 de Dezembro de 2013: a editora “underground” conhecida como Hyperdub dá o conhecimento do lançamento de “Rival Dealer EP” de Burial. E o mundo “dubstep” britânico vibrou. “Rival Dealer” tem apenas três faixas mas que são de extrema qualidade, coisa a que o britânico ainda sem identidade já nos habituou. Burial é arte moderna. Recomenda-se ouvir tudo mais do que uma vez.

Finalmente, a surpresa do ano em português. «Ermo é um projecto que nasceu no Verão de 2011, fundado por António Costa e Bernardo Barbosa, ambos naturais de Braga», é o que se pode ler no Bandcamp do duo. É em Novembro de 2013 que este projecto natural do Minho edita, através da Optimus Discos, “Vem por Aqui”, aquele que foi provavelmente o melhor disco português do ano. Os Ermo deram à música portuguesa coisas que antes deles só os Aquaparque deram nos últimos anos. Sintetizadores, pistas e letras (cantadas em português de Portugal) bastante inteligentes e uma tribalidade bastante específica. Ao contrário do que a maior parte das pessoas pensa, os Ermo não são o único caso de sucesso recente da música portuguesa. Em 2013 vale a pena referir Quelle Dead Gazelle, Locust of the Dead Earth entre os já experientes Linda Martini, peixe:avião e Riding Pânico. “Eu Vi o Sol”, “Macau” e “Primavera” são os pontos altos de “Vem Por Aqui”.

Os Arcade Fire actuam em Portugal a 31 de Maio no Parque da Bela Vista, fazendo parte da programação do Rock in Rio.

João Gonçalves*

*Estudante de Gestão na Universidade de Coimbra (Twitter: @jpmgoncalves)

**O autor optou por não escrever ao abrigo do novo acordo ortográfico

Sobre o autor

Leave a Reply