Arquivo

Um carro excitante e inovador

Nissan Primera Acenta 4 portas 1.9 dCi, o carro que conduzimos esta semana

Excitante e memorável, o Primera apresenta uma tecnologia inovadora que torna a condução mais fascinante, mas ao mesmo tempo mais descontraída. Na criação do novo Primera, os designers da Nissan inspiraram-se na ideia de levar o design automóvel convencional, não a um, mas vários passos à frente. O estilo dinâmico e desafiante do novo Primera reflecte os avanços pioneiros em matéria de tecnologia e simboliza uma nova era de design na Nissan marcada por um estilo original e soluções futuristas que satisfazem a potenciam a sua individualidade. O sistema de condução N-Form utiliza três comandos principais para seleccionar e controlar as funções mais importantes do automóvel, tornando a condução mais simples e descontraída. Desta forma, um amplo écran a cores TFT mostra a informação de condução essencial para que o condutor possa actuar rapidamente. Outra inovação é uma câmara de estacionamento colocada na rectaguarda do Primera que oferece uma imagem nítida, projectada no ecrán do painel central, da distância a que se encontra do veículo estacionado atrás. O novo sistema DVD de Navegação por satélite utiliza gráficos que proporcionam uma perspectiva aérea do trajecto a seguir, de uma forma clara e rápida, em comparação com os sistemas baseados em CD. Abrangendo 13 países, este sistema até é capaz de indicar, em caso de falta de combustível, o posto de abastecimento que se encontra mais próximo. O Primera possui ainda um sensor de chuva que faz accionar automaticamente os limpa pára-brisas e regula a sua velocidade conforme a intensidade da mesma. O espaço e o conforto são outras características do Primera, bem como um sofisticado sistema de ar condicionado que mantém automaticamente a tempetarura ambiente mais desejada. Esta versão 1.9 dCi utiliza o sistema de injecção “common rail” para produzir 120 cavalos de potência e 270 Nm de binário, a par de um funcionamento silencioso e de uma economia impressionante. A segurança também não foi descurada, já que o Primera oferece uma das mais curtas distâncias de travagem da sua classe, graças aos travões de disco de grandes dimensões, acompanhados do EBD (Sistema de Distribuição Electrónica da Força de Travagem) e do NBA (Sistema de Travagem Assistida Nissan).

Sobre o autor

Leave a Reply