Arquivo

Troço Guarda-Covilhã continuará fechado em 2015

Linha da Beira Baixa

Apesar dos protestos e das moções, o troço da linha ferroviária da Beira Baixa entre a Guarda e a Covilhã vai continuar fechado em 2015. A decisão consta do último Diretório de Rede, divulgado na semana passada pela REFER.

O documento para esse ano apresenta as caraterísticas da rede ferroviária nacional e explicita as condições gerais para aquisição, na mesma, de capacidade e dos serviços inerentes. No caso da ligação entre as duas cidades da Beira Interior, a REFER – Rede Ferroviária Nacional assume que o troço continuará por explorar comercialmente em 2015, tal como aconteceu em 2013 e vai verificar-se em 2014. A empresa gestora da rede ferroviária continua a não ter data prevista para a reabertura deste troço de 44 quilómetros. Os comboios não circulam nesta ligação desde fevereiro de 2009 para permitir a conclusão das obras de modernização e eletrificação da via. A empreitada já custou 7,5 milhões de euros na melhoria da via entre Caria e Belmonte e mais 2,5 milhões na reabilitação do túnel do Barracão. De resto, esta foi a única intervenção concluída no concelho da Guarda, onde pontes e ferrovia continuam por requalificar. Falta também a eletrificação do último troço da Linha da Beira Baixa até à cidade mais alta – atualmente, esta melhoria acaba na Covilhã, onde chegou em novembro de 2011.

Há quinze dias, os deputados da maioria PSD/CDS-PP, inclusive os eleitos pelos distritos da Guarda e Castelo Branco, chumbaram na Assembleia da República os projetos de resolução do PS, PCP, BE e de “Os Verdes” para a reabertura deste troço ferroviário entre a Guarda e a Covilhã.

Sobre o autor

Leave a Reply