Mais de 500 anos depois da expulsão dos judeus de Portugal, a Sinagoga Bet Mayim Hayim (Casa das Águas Vivas), integrada no Centro de Interpretação da Cultura Judaica Isaac Cardoso, em Trancoso, recebeu o “Sefer Torah-Rolo” – Livro da Lei Judaica. Segundo a organização, este momento marca a história de «uma terra onde a comunidade judaica desempenhou um papel importante e marcante».
A cerimónia, que teve lugar no passado domingo, foi integrada no Seminário de Estudo e Reflexão sobre “O ano judaico no pensamento e na lei judaica”, promovido pela Shavei Israel, organização sediada em Jerusalém que se dedica ao resgate dos “Bnei Anussim” – descendentes dos judeus secretos ou forçados à conversão. O livro foi transportado desde a praça central da cidade ao som do “shofar” (corno de carneiro), sendo depois depositado no armário sagrado da Sinagoga por José Levy Domingos, que está ligado à Shavei Israel como estudioso e investigador, o que não acontecia há mais de cinco séculos.
Marcaram presença vários rabinos de Israel, o rabino Eliezer Shai Di Martion, da Comunidade Judaica de Lisboa, aos quais se juntaram dezenas de membros das comunidades e associações judaicas de Belmonte, Guarda, Porto, Lisboa, Minho e dos “Judeus Lusos”.