O ministro da Economia promete para breve soluções para o pagamento de portagens nas vias que fazem ligação com Espanha, caso da A25.
Álvaro Santos Pereira disse anteontem que a solução vai passar pelo alargamento do projeto-piloto que já está implementado no norte de Portugal e na Galiza. «O projeto-piloto da interoperabilidade entre sistemas portugueses e espanhóis está agora a concluir e tencionamos alargá-lo ao resto do país», avançou o governante à margem da apresentação do novo plano estratégico nacional do turismo, em Lisboa. «Eu, o secretário de Estado das Obras Públicas e os nossos congéneres espanhóis vamos ter outra reunião para a semana. Vamos falar sobre isto e até à cimeira luso-espanhola tencionamos apresentar algumas soluções concretas adicionais ao que já se passou sobre este problema», acrescentou ainda Álvaro Santos Pereira.
Por sua vez, a Rede Ibérica de Entidades Transfronteiriças (RIET) vai propor à comissão luso-espanhola responsável pela agenda da cimeira ibérica a inclusão da discussão do fim das portagens entre os dois países na próxima reunião. A proposta será hoje apresentada, durante a reunião entre a delegação da RIET e a comissão mista dos dois países responsável pela agenda da próxima cimeira ibérica, que deverá acontecer em Espanha até ao início do verão.