O fim-de-semana da Páscoa é uma boa oportunidade para uma escapadela até à praia, coisa de refrescar as ideias e recuperar energias. Peniche pode ser um bom destino. Esta península é uma antiga ilha, unida ao continente por um istmo de areia. É aqui que se encontra a cidade costeira com o mesmo nome habitada desde tempos pré-históricos.
Peniche é uma cidade à beira-mar, do distrito de Leiria, e a sua região oferece um conjunto significativo de opções de lazer, cultura e desporto. Há monumentos, como a fortaleza, o Cabo Carvoeiro ou as Berlengas. Para visitar este pequeno arquipélago, constituído por três grupos de ilhéus, deve ir de barco. A Berlenga Grande e Cerro da Velha, as Estelas e os Farrilhões são ilhas rochosas, procuradas por aves marinhas que nelas nidificam. Há ainda as magníficas praias de águas limpidas e areias claras. Desde a praia da Gamboa (a mais próxima do parque de campismo) até ao Baleal encontra locais arrebatadores. De resto, Peniche é fundamentalmente conhecida e apreciada pelas condições que oferece para a prática de mergulho, surf e “bodyboard”, pesa e pesca submarina. Por seu turno, os golfistas encontram na região de Peniche excelentes campos de golfe.
Aproveite a estadia para degustar a gastronomia. Dada a proximidade ao mar, as gentes de Peniche desde tempos idos que se dedicam à pesca e, por isso, a sua gastronomia é dominada por pratos de peixe e marisco. Destacam-se a “Caldeirada de Peniche” e a “Sardinha Assada”. A doçaria também merece a sua preferência e, se ainda não conhece os “Pastéis de Peniche”, os “Amigos de Peniche” e os “Esses”, faça questão de provar.
Fez uma viagem recentemente? Conte-nos como foi (1500 carateres e foto). –>> ointerior@ointerior.pt