Caderneta de Cromos
P – Já representou 13 clubes no distrito da Guarda. Qual é a sensação?
R – São clubes quase todos muito diferentes, apesar do Distrital ser o mesmo. Ao princípio é complicado porque há sempre uma fase de adaptação e quem vem de fora normalmente nunca é bem-vindo, salvo raras exceções.
P – Jogou no Nacional da IIª e IIIª Divisões. Acha que poderia ter ido mais longe se estivesse noutra zona?
R – Sem dúvida, e tanto eu como seis ou sete colegas que jogaram comigo nas camadas jovens da Desportiva da Guarda. Se estivéssemos noutra cidade e trabalhássemos de maneira diferente, tínhamos condições para ir muito mais longe. Cheguei a ser abordado pelo Porto, mas era o meu último ano de júnior e o interesse morreu aí.
P – Quais são os seus objetivos para o que resta desta época?
R – O objetivo é levar o Soito à sua melhor classificação de sempre. Em termos pessoais, estou a fazer uma boa época para a minha idade e para os treinos que fazemos.
P – Há uns anos optou por jogar futsal no Lameirinhas, mas regressou ao futebol de onze. Qual é a modalidade preferida?
R – As duas e, pelo que dizem, adapto-me bem a ambas. O Lameirinhas foi um desafio e como estava na IIª Divisão, com a aposta para subirem, também foi uma questão de experimentar uma coisa nova. Andámos nos primeiros lugares durante muito tempo.
P – Quando pensa deixar de jogar?
R – Muito sinceramente queria deixar no final desta época porque são muitos anos e já é muito complicado a nível familiar, pois tenho uma filha pequena e, por vezes, trabalho aos fins-de-semana. Se continuar, só no Soito, ou então num clube “maluco” com projeto para subir.
P – Qual foi o episódio mais caricato que lhe aconteceu?
R – Estava no Guarda Desportiva e fomos jogar a Freixo de Numão na última jornada, mas não nomearem árbitros. Se ganhássemos subíamos, só que foram apitar uns árbitros da casa e perdemos 1-0.
Perfil
Nome: Tó Luís
Clube atual: Soito
Idade: 34 anos
Ídolo no futebol: Cristiano Ronaldo
Posição: Médio centro
Naturalidade: Guarda
Profissão: Distribuidor
Clubes onde já jogou: Desportiva da Guarda (camadas jovens e três épocas na IIª Divisão Nacional), Trancoso, Sabugal, Gouveia, Mileu, Souropires, Figueirense, Lameirinhas (futsal), Almeida, Guarda Desportiva, Manteigas, Vilar Formoso e Soito.
Hobbies: Música
Clube do coração: FC Porto