Música e vídeo são os ingredientes do concerto de Páscoa que o TMG apresenta esta noite. A proposta, mais contemporânea, é o resultado de uma encomenda a dois criadores da Guarda Miguel Cordeiro (música) e Hugo Moreira (vídeo).
“O vos omnes qui transites per viam [Ó vós todos que passais pelo caminho]” é uma expressão retirada do Livro das Lamentações (1,12) da Bíblia, que foi tomada pela tradição da Igreja para ser utilizada como responsório nos ofícios da Semana Santa. O profeta Jeremias chora sobre Jerusalém que tinha sido devastada. Daí a interpelação: “olhai e vede se há dor semelhante à dor que me atormenta”. «A tradição popular elaborou no decorrer dos tempos uma série de atos rituais, de carácter eminentemente penitencial, como a Procissão dos Penitentes, a Procissão do Enterro, o Canto da Verónica e a Encomendação das Almas. Este concerto pretende, através da conceção de paisagens sonoras e visuais, revisitar o ritual da Encomendação das Almas, prática muito comum entre nós», adianta Miguel Cordeiro no texto de apresentação do espetáculo. Em palco vão estar os músicos Moisés Fernandes (trompete), Miguel Cordeiro (teclados e programações) e Nuno Costa (guitarra).
Miguel Cordeiro (1978) licenciou-se em Educação Musical pelo Instituto Politécnico da Guarda e estudou jazz no Taller de Musics (Barcelona) e no Hot Clube de Portugal, tendo concluído em 2011 o mestrado de composição para cinema e audiovisuais na EsMuc (Barcelona). Atualmente, tem desenvolvido diversos trabalhos nesta área. Hugo Moreira (1981) é licenciado em Cinema pela Universidade da Beira Interior e iniciou a sua atividade profissional em 2008 na produtora de publicidade Propaganda Producciones (Espanha). Em 2010, regressou a Portugal para trabalhar na Um Segundo Filmes onde esteve até 2012, altura em que decidiu ser “freelancer” de vídeo e foi um dos responsáveis pelo ShortcutzPorto.