Arquivo

Catroga diz que é preciso cortar 8 mil milhões na despesa pública

Antigo ministro das Finanças considera serão necessários dois anos – e não um – para Portugal baixar o défice para 3 por cento do PIB.

Em entrevista hoje à Antena 1, Eduardo Catroga disse que a despesa pública em Portugal tem que ser reduzida em 8 mil milhões de euros, para que sejam criadas condições para o relançamento da economia. «É preciso que os portugueses tenham consciência que o excesso de despesa pública para garantir a sustentabilidade da despesa pública a prazo, e para criarmos condições para o relançamento da actividade económica, não são 4 mil milhões de euros», afirmou.

O representante do PSD nas negociações do programa de ajustamento com a “troika”, justificou que, face ao nível de riqueza do país, «temos excesso de despesa de 8 mil milhões de euros. Não aguentamos uma despesa pública total superior à riqueza anual em 40 por cento [do PIB] e estamos com 46 a 47 por cento», assinalou.

Eduardo Catroga considera que «não basta hoje renegociar com a “troika” um novo ritmo de execução orçamental», defendendo que seria necessário não um mas antes mais dois anos para Portugal baixar o défice para 3 por cento do PIB. «Partir de 11 por cento [de défice orçamental] para chegar a 2mpor cento precisamos no mínimo de seis anos», sublinhou.

Sobre o autor

Leave a Reply