A GNR deteve na passada quarta-feira, em Seia, três estrangeiros, alegados autores de meia centena de crimes de furto qualificado na zona.
«Os indivíduos, residentes no Carregado, aproveitavam a ausência dos proprietários, entravam nos apartamentos através do arrombamento das portas e furtavam essencialmente dinheiro e objetos em ouro», divulgou o Comando Territorial da Guarda. As investigações começaram na sequência de «uma crescente apresentação de queixas por furto» em residências nos concelhos de Seia e Oliveira do Hospital. Segundo a GNR, os detidos, com idades entre 24 e 38 anos, são suspeitos da prática de «meia centena de crimes» de furto qualificado, dos quais cerca de 20 ocorreram nos últimos três meses em Seia e cerca de uma dúzia em Oliveira do Hospital.
O trio foi detido por elementos do Núcleo de Investigação Criminal de Gouveia, que os investigava há cerca de três meses, e do posto da GNR de Seia, «quando tinham acabado de entrar» num apartamento naquela cidade. Um dos suspeitos está indiciado pela prática de diversos furtos em residências nos concelhos de Sintra e Lamego, tendo ficado os três em prisão preventiva por determinação do juiz do Tribunal Judicial de Seia.