O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Duero-Douro (AECT) vai criar uma nova marca turística, designada “Turismo de Contos e de Lendas”, para concretizar naquela região transfronteiriça.
«O objetivo é potenciar um novo conceito turístico, tendo como base os contos, as lendas e as narrativas dos povos desta região», adiantou o presidente do Concelho Setorial do Turismo do AECT Duero-Douro, Artur Nunes. A partir de agora, o trabalho consiste em recuperar todo um património imaterial onde os residentes são os principais atores. «Em cada localidade há uma lenda, e em cada história há um povo, sendo que cada um tem as suas tradições que precisarão de ser exploradas», acrescentou o também presidente da Câmara de Miranda do Douro. A recolha das tradições imateriais será efetuada junto da população sénior dos concelhos que integram o agrupamento para criar, da «forma mais fiel possível», uma nova rota turística que permita ajudar a «impulsionar» o desenvolvimento sustentável deste território. Ao conceito estão associados outros elementos como a gastronomia, os monumentos, os produtos endógenos, percursos pedestres, fauna, flora.
O AECT Duero-Douro é uma entidade criada pela União Europeia de forma a melhorar a coesão social, económica e territorial dos 187 municípios portugueses e espanhóis que o integram. Do lado português, abrange as regiões de Alto Trás-os-Montes, Douro e Beira Interior Norte, enquanto na parte espanhola integra municípios de Zamora e Salamanca.