Um campo de batalha, dois exércitos de 16 elementos cada, e uma linha horizontal que serve de trincheira: é este o “cenário” do Trench, um jogo de tabuleiro inspirado na Primeira Guerra Mundial que será distribuído pela empresa guardense Sr. Brinquedo. O jogo, desenvolvido pela Criações A Solo, será apresentado amanhã em Cascais pelo general Loureiro dos Santos, numa cerimónia que conta com o patrocínio da Presidência da República.
Nuno Henriques, administrador da Sr. Brinquedo, refere que o Trench «é um jogo de estratégia pura, abstrato, geométrico e temático, tal como o xadrez», mas que surge com o objetivo de «rivalizar» com este. «Notámos que o xadrez estava isolado no mercado e com este jogo pretendemos apresentar uma alternativa mais recente», afirma o empresário, salientando que o Trench «foi testado por militares, xadrezistas e “board gamers”», o que dá «alguma segurança de que as coisas podem correr bem». O Trench, cujo nome deriva de trincheira, a estratégia utilizada nas batalhas da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), faz uso de um tabuleiro de 64 casas que simboliza um campo de batalha, apresentando como inovações o facto de ter ao meio uma linha divisória, que simboliza a trincheira, e de ser jogado em losango.
«A presença da trincheira obriga a um pensamento estratégico muito mais apurado, pois ao cruzá-la as regras do jogo alteram-se», explica Nuno Henriques. Os “exércitos” são formados pelas principais patentes de infantaria e cavalaria (um general, dois coronéis, três capitães, quatro sargentos e seis soldados), e apresentam uma formação em losango, «inspirada numa formação militar romana», acrescenta o administrador. No Trench, ambos os jogadores trocam de peças e mudam de território para conquistar peças ao adversário», sendo o objetivo ganhar a guerra. Este jogo, de «produção totalmente nacional», será editado pela Wisegames, que resulta de uma parceria entre a Sr. Brinquedo e a Criações a Solo, e distribuído pela empresa da Guarda «no mercado ibérico», havendo posteriormente o objetivo de «procurar novos parceiros, passo a passo, à escala mundial», adianta Nuno Henriques.
O administrador revelou que a aproximação ao mercado internacional começará a ser feita na Feira do Brinquedo de Nuremberga (Alemanha), o maior certame mundial do género, que decorre entre 30 de janeiro e 5 de fevereiro, e na qual a Sr. Brinquedo estará presente através da Wisegames.