«O calcanhar de Aquiles da Guarda está na comunicação», defende Ludovina Margarido, coordenadora da Quinta da Maúnça, que criou recentemente a página “Guarda Sustentável” no Facebook.
O primeiro desafio está lançado. Durante este ano, os guardenses são desafiados a colocar uma foto que retrate o que de melhor há no distrito. «Há muita coisa que deve ser mostrada, como as paisagens, os produtos regionais ou a gastronomia», refere a promotora. É na página “Guarda – uma por dia” (www.facebook.com/pages/Guarda-uma-por-dia/470046816363981) que as fotografias vão ser publicadas, sendo que os interessados podem enviar as suas imagens por mensagem na página. As que tiverem mais “gostos” e visualizações vão ser distinguidas e, em seguida, «avaliadas por um júri que vai ter em atenção termos técnicos, a fim de determinar as três melhores», informa.
A iniciativa é o alicerce do projeto que Ludovina Margarido está a realizar, no âmbito do mestrado integrado em Sistemas de Gestão: «Percebi que há um problema que nos impossibilita de avançar. Até porque temos uma sociedade sustentável, onde as pessoas se ajudam e as instituições funcionam bem», salienta. Segundo a promotora, «a adesão tem sido fantástica, há muitas pessoas que querem ajudar a pôr a Guarda no mapa», adianta, revelando que no final será construída uma página «atrativa, interativa e fácil» que promova o distrito e o que este oferece.