Licínio Pina foi eleito, aos 55 anos, presidente do Conselho de Administração Executivo da Caixa Central – Crédito Agrícola Mútuo para o triénio 2013-2015.
Natural de Videmonte (Guarda), o economista liderava a única lista apresentada, que obteve 86 por cento de votos e viu as orientações gerais propostas serem aprovadas por unanimidade. O novo Conselho Geral e de Supervisão do banco nomeou Licínio Pina como presidente do Conselho de Administração e Executivo, estando agendada a tomada de posse para o próximo dia 17. É a primeira vez que um dirigente da Caixa Agrícola da Serra da Estrela assume um lugar de destaque e com esta responsabilidade na Caixa Central.
Licínio Pina já exercia, desde 2004, funções como membro daquele órgão, assumindo agora a presidência de um dos principais grupos bancários portugueses. Licenciado em Engenharia Florestal e mestre em Economia, o novo presidente tem um percurso profissional ligado ao Crédito Agrícola de mais de 25 anos, tendo começado na ex-Caixa Agrícola de Vila Nova de Tazem. Em novembro de 2008, aquando da fusão das quatro Caixas Agrícolas do distrito da Guarda, o responsável assumiu a presidência do Conselho de Administração da Caixa Agrícola da Serra da Estrela, a única instituição de crédito com sede no distrito, operando nos concelhos de Manteigas, Seia, Gouveia, Fornos de Algodres, Celorico da Beira, Guarda e Pinhel onde tem 15 agências.