O lançamento do quinto número da fanzine “Ups!”, música, teatro, poesia, magia, vídeo, exposição, astrologia, lomografia e festa, é assim que o Aquilo Teatro vai comemorar, amanhã, 30 anos de actividade na Guarda.
«A poesia foi a sua génese, o teatro a sua essência e a formação de novos públicos o seu propósito cumprido. Vamos cantar os parabéns ao dinossauro [é o símbolo do grupo] da cultura alternativa da cidade da Guarda, e acima de tudo, brindar ao futuro do Aquilo Teatro», refere a coletividade. Os seus fundadores foram Américo Rodrigues, António Godinho, Rui Nuno e José Neves. A efeméride é assinalada com o lançamento do quinto número do fanzine “Ups!”, cujo tema central é “O Buraco do Matrimónio”. Participam Brígida Ribeiro, Bruno Vilas, Fernando Aguiar, Gabriel Godinho, Galo Porno, Hugo Branco, João Louro, LLL, Lynx Tungur, Nani Brisque, Nuno Tavares, Susana Celina, Unu e Vitor Fragoso. À semelhança das anteriores, esta edição inclui uma banda sonora, que é composta por interpretações pessoais de vários músicos inspirados nos trabalhos publicados no fanzine.
A noite inclui ainda uma sessão de astrologia e um espetáculo de magia por Alcides Fernandes, natural de Videmonte. Os participantes também vão poder experimentar a lomografia – que, tal como o Aquilo, surgiu em 1982. A fotografia lomográfica é o elogio do analógico na era do digital. Hedonista por natureza, o método lomográfico é uma ode ao acaso, ao quotidiano, ao banal e à vida. O desafio será, portanto, registar os vários momentos do aniversário do Aquilo – dos mais banais aos mais particulares – com máquinas lomográficas.