“Vem Brincar ao Natal” é o desafio lançado por estes dias pelo NERGA às crianças. Até sábado, a ação solidária reúne a equipa da associação empresarial com os seus associados para construir um Natal melhor, mas também mais divertido.
A iniciativa arrancou ontem, com um lanche oferecido a crianças de algumas IPSS da cidade e a entrega de presentes, doados por patrocinadores. Pedro Tavares, presidente da direção do NERGA, afirma que esta atividade «só é possível com o voluntariado das pessoas da associação. Somos poucos mas fazemos muito». Quase todo o pavilhão foi transformado para acolher e dar momentos de alegria aos mais pequenos, que têm ao seu dispor «uma espécie de parque de diversões. Também foi construída a casa do Pai Natal, com a ajuda da CERCIG», revelou o empresário em conferência de imprensa. Mais de mil crianças de 22 escolas e outras 45 de instituições de beneficência da cidade estão convidadas a divertir-se, enquanto no sábado o pavilhão estará aberto para todos a partir das 14 horas. No mesmo dia, um clube da cidade vai organizar uma “mega aula” de zumba, cujos fundos reverterão a favor do Refúgio Ana Luísa.
Além de insufláveis, jogos e outras brincadeiras, há um conjunto de atividades paralelas como aulas de karaté, pinturas faciais, jogos didáticos, aula de hip hop e angariação de fundos. «Muito mais do que uma atividade nossa, é uma iniciativa da cidade. Com os problemas atuais, há um esforço da sociedade em dar ainda mais do que antes. As próprias crianças trazem brinquedos para outras mais necessitadas», declarou Pedro Tavares. Paralelamente, até 4 de janeiro, decorre no NERGA uma campanha de recolha de bens não perecíveis, que serão depois entregues a instituições solidárias ainda não definidas.