Arquivo

Virgílio Bento e José Igreja formalizaram candidaturas

Candidatos a cabeça de lista pelo PS à Câmara da Guarda disputarão eleições diretas no próximo dia 21

Virgílio Bento e José Igreja oficializaram anteontem à tarde, com um intervalo de meia hora, as respetivas candidaturas às eleições internas que designarão o próximo cabeça de lista pelo PS à Câmara da Guarda no próximo ano.

Os candidatos garantiram ter os apoios necessários para se apresentarem aos militantes, ou seja, um terço dos membros da comissão política concelhia, dez por cento dos eleitos locais e dez por cento dos militantes. Virgílio Bento foi o primeiro a entregar a documentação exigida, tendo afirmado que a sua candidatura surge como algo «natural» perante a saída de cena de Joaquim Valente. Ladeado pelos vereadores Vítor Santos e Gonçalo Amaral, o atual vice-presidente da município declarou que conseguiu as assinaturas de 20 dos 37 membros da comissão política concelhia, reclamando por isso ter obtido o apoio da maioria daquele órgão. Virgílio Bento considerou ainda que o seu projeto é «a melhor solução para o partido e para o concelho» e assegurou que conta com o apoio de Valente, apesar de não ser de forma oficial. «Joaquim Valente falou comigo e disse-me que apoiava a minha lista, considerando-a a melhor solução», revelou Virgílio Bento, cuja candidatura foi subscrita pelos atuais vereadores da maioria na Câmara.

Por sua vez, José Igreja considerou que esse apoio «é mentira», revelando que o atual edil lhe terá confidenciado que iria manter-se «equidistante» neste processo. O advogado disse também que é «matematicamente impossível» o adversário ter reunido o apoio da maioria da concelhia guardense, mostrando-se «confiante» na vitória por ter um «projeto de renovação» para a autarquia, com «novas ideias, novas dinâmicas e novos protagonistas». A concelhia vai analisar as candidaturas e marcar as diretas para dia 21. Entretanto, O INTERIOR sabe que ambos os candidatos já têm as suas listas para a Câmara esboçadas. Assim, Virgílio Bento conta, por esta ordem, com Vítor Santos, Elsa Fernandes e Gonçalo Amaral, enquanto José Igreja poderá convidar o arquiteto Joaquim Carreira, a técnica superior da Segurança Social Conceição Santos e o presidente da concelhia Nuno Almeida.

Fábio Gomes

Sobre o autor

Leave a Reply