Este ano, o Natal na Guarda terá como principal atração um carrossel clássico, que já está montado no Largo da Misericórdia.
A estrutura de diversão para os mais pequenos é a principal novidade do programa de animação natalícia, que envolve a autarquia, a Agência para a Promoção da Guarda (APGUR) e a Associação Comercial (ACG). António Saraiva, diretor da APGUR, refere que este ano a aposta passou pelo carrossel por permitir «diversão a miúdos e graúdos» e acredita que este equipamento «suscitará grande interesse» e funcionará como «a grande atração de Natal» no centro da cidade, «animando e dinamizando o espaço em que está inserido». Além do carrossel, António Saraiva destaca a animação urbana no centro histórico, com uma figura do Pai Natal «que circulará pelas ruas interagindo com os transeuntes e oferecendo guloseimas aos mais novos» e a música ambiente, «que criará uma atmosfera mais acolhedora».
O comércio tradicional alia-se à iniciativa e distribuirá senhas para o carrossel, bem como brindes alusivos à quadra ou à cidade para compras superiores a cinco euros. O programa de animação inclui também, num âmbito distrital, ações solidárias, pintura à mão de montras comerciais e um festival gastronómico, que começa amanhã e se prolonga até dia 17. Participam cerca de 30 restaurantes da região, que apresentarão pratos à base de castanha e morcela da Guarda. Por sua vez, as escolas e o Politécnico vão encarregar-se de decorar a preceito 20 espaços públicos da cidade.