O novo presidente do Conselho de Administração (CA) da Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda considera que uma das suas principais missões nesta fase é recolocar a instituição no «trilho da tranquilidade» após o conturbado processo que culminou na saída da equipa liderada por Ana Manso.
A nova administração assumiu funções na última sexta-feira, um dia após o despacho de nomeação ter sido publicado no “Diário da República”. A data da tomada de posse ainda não é conhecida. Em declarações a O INTERIOR, Vasco Lino refere ter encarado com «muita honra e satisfação por me terem escolhido para liderar o CA da ULS da Guarda e aceitei este repto com todo o gosto», considerado-o um «desafio profissional muito importante e interessante». Sem se querer alongar em considerações nesta fase, o novo presidente do CA realça que «o importante neste momento é colocar a ULS no trilho da tranquilidade que a instituição, os utentes e a população merecem». De resto, o ex-diretor do Agrupamento de Centros de Saúde da Cova da Beira quer «transmitir à população a garantia de tranquilidade de que vamos continuar os bons serviços da ULS». Sobre a tomada de posse, Vasco Lino indica que «haverá uma cerimónia que contamos que seja presidida pelo ministro da Saúde», mas garante que ainda não tem informações sobre quando poderá ocorrer, ressalvando que a nova administração está em funções «com toda a legitimidade».
O despacho do “DR” confirma os nomes de Vasco Lino como presidente do CA, de Flora Moura Teixeira da Silva como administradora, de Fernanda Maçoas como diretora clínica para os cuidados hospitalares, de Gil Barreiros como diretor clínico para os cuidados primários de saúde e de João Bernardo Marques como enfermeiro-diretor. O documento, assinado pelo primeiro-ministro Passos Coelho, sublinha que a «idoneidade, experiência e competências profissionais para o desempenho dos cargos» são evidenciados nas respetivas sinopses curriculares. O mesmo documento, datado de dia 22 de novembro, autoriza Gil Barreiros a optar pelo vencimento do lugar de origem (é médico no Centro de Saúde de Gouveia) e Fernanda Maçoas e Flora Teixeira da Silva a exercer a atividade de docência em estabelecimentos de ensino superior público ou de interesse público.
Entretanto, foi também publicado o despacho de nomeação de João Bento como diretor executivo do ACES da Cova da Beira.
Ricardo Cordeiro