Arquivo

Valor das casas cai 7 por cento num ano

As casas valem cada vez menos em Portugal. Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística divulgados ontem, o valor médio de avaliação bancária de habitação no país diminuiu 7 por cento em termos homólogos. Segundo este índice, essencial para quem quer comprar casa através de crédito bancário, o valor médio da habitação a nível nacional cifrava-se em setembro nos 1027 euros por metro quadrado, quando há um ano era de 1104 euros.

As regiões da Beira Interior Norte e da Cova da Beira não fogem à regra. Na primeira, o valor médio passou de 813 euros por metro quadrado, em setembro de 2011, para 795 euros no mesmo mês deste ano, enquanto na segunda a descida foi ainda maior, de 837 para 761 euros por metro quadrado. A região da Serra da Estrela contraria a tendência, com o valor médio da avaliação bancária a registar uma ligeira subida em termos homólogos, de 741 para 745 euros.

Já nas cidades da Guarda e da Covilhã, os dados do INE mostram que em setembro deste ano, o valor médio da habitação era de 828 e 773 euros por metro quadrado, respetivamente. Estes números representam uma descida face a igual período do ano passado, quando o valor era de 875 euros por metro quadrado na Guarda, e 861 euros na Covilhã (menos 5,4 e 10,2 por cento).

Sobre o autor

Leave a Reply