O site Pplware tem uma significativa presença no segmento universitário e tornou-se popular no segmento das pequenas e médias empresas, na área das tecnologias da informação.
Pedro Pinto, um engenheiro informático que reside e trabalha na Guarda, é um dos administradores deste site de tecnologia que tem mais de 6 milhões de páginas vistas mensalmente. O mentor deste projeto foi Vítor Martins que em abril de 2005 avançou com o pplware.com, um «blogue com conteúdos tecnológicos». Crescendo «por conta própria, encontrou na Internet, de língua portuguesa, o seu próprio espaço», como esclarece Pedro Pinto, que em 2007 passou a integrar, com Pedro Simões e Vítor Martins (o fundador), o núcleo deste projeto. Reforçou-se, assim, o objetivo de colmatar uma «enorme carência informativa online em língua portuguesa ao nível dos conteúdos tecnológicos».
Pedro Pinto esclarece que houve a preocupação de «os conteúdos tecnológicos serem expostos do ponto de vista do utilizador, tratando-se cada visitante como Peopleware, o terceiro elemento numa cadeia onde existe o software e o hardware à sua disposição», independentemente do tipo de conhecimentos que cada pessoa possua. Na sua perspetiva, cada um dos três administradores conferiu «um valor acrescentado ao projeto» e rapidamente o blogue se destacou no panorama nacional e internacional.
Em 2009 entrou no canal de tecnologia do Sapo e atualmente está no top dos dez sítios temáticos mais visitados em Portugal, sobressaindo igualmente no Brasil e nos países de língua oficial portuguesa.
Segundo Pedro Pinto, a comunidade do pplware «tem crescido» e hoje muitos dos seus colaboradores são, principalmente, «estudantes universitários que integram a equipa e interagem com a carteira de parceiros do sítio para criarem sinergias, trazendo mais conhecimento mas ganhando também um suporte profissional importante para o seu futuro».
A estrutura do pplware.com trabalha em estreita colaboração com as mais importantes empresas de tecnologia, a nível mundial, «estando a alargar parcerias ao nível internacional de forma a trazer para o nosso país um foco informativo especializado em várias áreas influentes». Este projeto reflete a sua presença através daquele conhecido site, no seu fórum, nas redes sociais e nos mais importantes segmentos de informação tecnológica. «Apoiamos projetos académicos e estamos também empenhados em dar visibilidade a ações solidárias», sublinhou Pedro Pinto, que, a partir da Guarda, dá um excelente e credível contributo numa área cada vez mais fascinante. Um exemplo a registar.
Por: Hélder Sequeira