Arquivo

Prémio Eduardo Lourenço atribuído a José María Martín Patino

Decisão foi comunicada na passada quinta-feira e o galardão será entregue a 27 de novembro

O escritor e teólogo espanhol José María Martín Patino é o vencedor da oitava edição do Prémio Eduardo Lourenço, atribuído pelo Centro de Estudos Ibéricos (CEI) da Guarda.

A decisão foi comunicada por Daniel Ruipérez, reitor da Universidade de Salamanca (Espanha), no final de uma reunião do júri que teve lugar na passada quinta-feira nas instalações do CEI. A distinção foi entregue por unanimidade num conjunto de 12 concorrentes e baseou-se na «intervenção crítica e política» de Martín Patino «em prol dos valores democráticos e humanistas», bem como na sua atividade no «desenvolvimento socioeconómico e coesão territorial na zona transfronteiriça entre Portugal e Espanha», segundo o júri.

José María Martín Patino nasceu em Lumbrales (Salamanca, Espanha) em 1925. É licenciado em Filosofia e doutorado em Teologia, e desenvolveu uma intensa atividade de cariz social e litúrgico em Espanha. Foi fundador e preside à Fundación Encuentro, uma reconhecida plataforma de debate de cariz independente cujo objetivo é a análise dos principais problemas da sociedade espanhola. Para além do protagonismo histórico e do papel que desempenhou nos anos da transição para o regime democrático em Espanha, o júri considerou relevante a trajetória e a atividade de Martín Patino e da Fundación Encuentro no desenvolvimento sócio-económico e coesão territorial na zona transfronteiriça entre Portugal e Espanha, nomeadamente através do projeto “Raya Duero”, iniciativa de formação e educação nos meios rurais de baixa densidade. O distinguido tinha já sido anteriormente galardoado pela sua atividade em prol dos valores da tolerância, do diálogo, do humanismo e pelo trabalho em defesa da coesão social, por diversas entidades, sendo de destacar a atribuição, pela Rainha de Espanha, em 2009, da Cruz de Ouro da Ordem Civil e da Solidariedade.

Além do Reitor da Universidade de Salamanca, o júri que decidiu a atribuição da edição deste ano do Prémio Eduardo Lourenço foi constituído pelo reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva, pelo presidente da Câmara da Guarda, Joaquim Valente, e ainda por Jesus Málaga e Salvador Sánchez Terán, convidados pela Universidade de Salamanca, e Morão Dias e José Carlos Vasconcelos, indicados pela Universidade de Coimbra. A sessão solene de entrega do galardão terá lugar a 27 de novembro, por ocasião das comemorações do dia da cidade da Guarda.

Martín Patino foi distinguido pelo seu papel no desenvolvimento e coesão da zona transfronteiriça

Prémio Eduardo Lourenço atribuído a José
        María Martín Patino

Sobre o autor

Leave a Reply