Arquivo

Enforcesco com estatuto de empresa de serviços energéticos

A Enforcesco, empresa do grupo Enforce, com sede na Covilhã, passou a ter estatuto de empresa de serviços energéticos (ESE), por reconhecimento da Direção Geral de Energia e Geologia. As ESE são parceiras da administração pública, cujo negócio assenta em contratos de performances energéticas associados a poupanças que lhes permitam obter dividendos, ao mesmo tempo que assumem o risco de investir a médio e longo prazo em soluções mais eficientes.

A empresa, criada em 2011, passou a ser uma das quatro empresas portuguesas em condições de submeter propostas aos concursos públicos do Eco.AP. Este programa, lançado através da Resolução do Conselho de Ministros nº2/2011, procura criar condições para o desenvolvimento de uma política de eficiência energética na administração pública, de forma a alcançar um aumento nesta eficiência de 30 por cento até 2020.

O grupo Enforce vai também instalar, no exterior da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI, o protótipo de uma estação solar de carregamento rápido de veículos elétricos, desenhada por técnicos da empresa e investigadores do Departamento de Eletromecânica da UBI. A estação, que estará em testes durante seis meses, é constituída por uma cobertura de fibra de vidro em forma de folha de árvore, com painéis fotovoltaicos, e permitirá o abastecimento simultâneo de três veículos.

Segundo João Nuno Serra, diretor geral do grupo Enforce, o modelo proposto «é eficaz porque permite um carregamento completo entre 20 e 30 minutos», e sustentável, pois é «um sistema de energia fotovoltaica que injeta eletricidade na rede pública gerando receitas para o operador». O diretor geral adianta que «todo o trabalho está patenteado e ambicionamos apresentar o projeto aos construtores da indústria automóvel» no Salão Internacional de Paris do próximo ano «já com resultados muito concretos». O projeto, iniciado em 2011, já deu origem ao registo da patente internacional para 36 países.

Sobre o autor

Leave a Reply