«Este projecto poderá atrair gente e fomentar a actividade económica do concelho». Manuel Rito Alves, vice-presidente da Câmara do Sabugal, acredita no sucesso da Rede de Informação Turística do concelho, iniciativa apresentada na última segunda-feira. Sob a marca “Sabugal – Surpreenda os Sentidos”, a autarquia vai dinamizar uma intensa campanha de promoção do concelho a nível distrital e nacional, orçada em cerca de 200 mil euros (40 mil contos), de forma a captar o interesse de um grande número de potenciais turistas.
O objectivo prioritário da Rede de Informação Turística do Sabugal passa por «aumentar o número de visitantes e o seu tempo de permanência», indica Manuel Rito, adiantando que a campanha de publicidade vai arrancar «em força» já no próximo mês de Janeiro. Mapas turísticos do município, colecções de postais com locais de interesse a visitar, “outdoors” espalhados pelo concelho, contactos com escolas de todo o país, uma linha verde para esclarecer todos os potenciais turistas ou os comerciantes locais, são alguns dos instrumentos que serão utilizados para promover o Sabugal e o seu património. Luís Ferreira, coordenador do projecto, explica que a marca “Sabugal – Surpreenda os Sentidos” pretende ser um «veículo de agregação dos elementos de promoção». O slogan surge ainda acompanhado de um polígono, que simboliza a Torre do Castelo, com cinco rectângulos de diferentes cores que representam os patrimónios arquitectónico, natural, etnográfico, arqueológico e os equipamentos do concelho. A criação de uma Linha Verde, com o número 800 262 788, que já se encontra em funcionamento, tem outro grande objectivo que é esclarecer todo o tipo de questões a potenciais visitantes, bem como aos comerciantes do concelho que tenham interesse em promover os seus produtos. Para completar este serviço, a autarquia sabugalense dispõe ainda de um programa de estatística que permitirá identificar quantas chamadas foram recebidas e as zonas do país onde foram realizadas.
Serão distribuídos 200 mil mapas turísticos do concelho durante o mês de Janeiro, como encartes no “Diário de Notícias”, n’”O Interior” e noutro jornal regional. Esta é uma boa forma de «dar a conhecer outros locais de interesse do concelho, para além do Castelo e de Sortelha», as zonas tradicionalmente mais visitadas, sublinha Luís Ferreira. As comunidades imigrantes são outro público-alvo, daí a aposta em dois jornais regionais para chegar a um maior número de sabugalenses espalhados pelo mundo fora. A promoção de visitas junto de todas as secundárias e escolas do terceiro ciclo do país é outro ponto em que a Câmara aposta «forte», com os alunos a poderem assistir a aulas práticas de História. Em contrapartida, todos serão transformados em «”embaixadores”» e promotores do Sabugal junto dos seus familiares, o que poderá fazer com que o número de visitantes aumente ainda mais. Para Ferreira, «os locais também têm que ser comercializados e as comunidades devem determinar as suas mais-valias», por isso a outra ambição da Rede de Informação Turística também passa por «estimular toda a actividade económica que anda à volta do turismo», refere.
Ricardo Cordeiro