Arquivo

UBI concede honoris causa a Julio Fermoso

A Universidade da Beira Interior (UBI) vai atribuir o doutoramento Honoris Causa a Julio Fermoso pelo seu «relevante percurso científico e académico e também pelo importante e decisivo contributo que deu para a implementação do curso de Medicina na UBI», anunciou a instituição.

A distinção será entregue a 10 de outubro, na cerimónia de abertura do novo ano académico, tendo sido proposta pela Faculdade de Ciências da Saúde. Antigo reitor da Universidade de Salamanca (1986-94), Julio Fermoso é professor catedrático de Medicina e especialista em Planificação Educativa em Ciências da Saúde, tendo integrado a comissão instaladora do curso de Medicina da UBI. Foi ainda presidente do Banco Caja Duero entre 2003 e 2010, sendo atualmente consultor da UNESCO e da União Europeia para a cooperação com as universidades da América Latina. O homenageado terá como padrinho Daniel Samoilovich, diretor da Associação Columbus Torino desde 2007 – que tem como objetivo fortalecer a cooperação entre regiões inovadoras da Europa e América Latina. É também diretor executivo da Associação Columbus, que reúne universidades europeias e latino-americanas com vista à cooperação e desenvolvimento internacional.

António Guterres (ex-primeiro-ministro), Francisco Pinto Balsemão (presidente da Impresa) e Ramalho Eanes (antigo Presidente da República) foram as primeiras personalidades distinguidas com honoris causa pela UBI.

Sobre o autor

Leave a Reply