O projecto Wi-GO, desenvolvido por alunos da Universidade da Beira Interior, foi terceiro classificado na categoria “Software Design” na final mundial do concurso Imagine Cup, da Microsoft, que terminou anteontem em Sydney (Austrália).
A equipa foi constituída por Luís de Matos, Pedro Querido, Michael Adaixo e Ana Figueira, do mestrado em Engenharia Informática, com o apoio do professor Simão Melo e Sousa. Na mesma categoria concorreram 72 equipas. O projeto Wi-GO consiste num carrinho de compras autónomo que segue o dono nos supermercados e que tem como objetivo apoiar pessoas com mobilidade reduzida. A ideia surgiu a partir das dificuldades sentidas por Luís de Matos, que se desloca em cadeira de rodas. O dispositivo está equipado com um olho digital Kinect, da Microsoft, que memoriza a imagem do utilizador em cadeira de rodas e que segue por todo o lado graças, também, a um motor.
A UBI, única representante portuguesa no concurso, participou ainda com outra equipa, formada por Pedro Pereira, André Barbosa, João Dias e David Casteleira, apoiada pelo docente Frutuoso Silva. A Red Phoenix Studios concorreu na categoria de jogos, com o “Clean World” (Mundo Limpo), e integrou o grupo dos 10 semi-finalistas. Este ano, a Imagine Cup juntou 107 equipas de estudantes de todo o mundo que venceram provas locais com invenções produzidas com software ou equipamento da Microsoft.