Arquivo

BMEL evoca Pinharanda Gomes

Carrinha da biblioteca itinerante estaciona este mês no Jardim José de Lemos e no Parque Urbano do Rio Diz

A obra do pensador Pinharanda Gomes é o tema da mostra bibliográfica patente na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL), na Guarda, em julho e agosto.

Natural de Quadrazais (Sabugal), o autor é um dos mais ilustres investigadores da cultura portuguesa contemporânea, tendo escrito sobre antropologia cultural, filosofia, história, religião, literatura e temas de temática local e regional. Pinharanda Gomes, que doou recentemente cerca de cinco mil livros para o centro de estudos com o seu nome no Sabugal, é considerado um autodidata. Foi co-fundador do Instituto de Filosofia Luso-Brasileiro e é sócio correspondente, eleito, da Academia Internacional de Cultura Portuguesa e da Academia Portuguesa de História. Neste período estival, a BMEL volta a organizar os “piqueniques literários” e as habituais iniciativas de promoção da leitura, com destaque para a presença da biblioteca itinerante no Jardim José de Lemos (de 9 a 20 de julho) e no Parque Urbano do Rio Diz (de 23 a 31).

Em termos de novas edições, Daniel Rocha estreia-se na poesia com “Refracções em três andamentos”, um livro apresentado no sábado por Joana Duarte Bernardes. São 53 poemas escritos entre 2001 e 2011 sobre a vida e as relações humanas. Já no dia 11 abre ao público a exposição resultante do 4º Encontro Nacional de Ilustração, em S. João da Madeira. Intitulada “…De se lhe tirar o Chapéu…”, a mostra revela mais de uma centena de obras de quatro dezenas de ilustradores sobre o tema do chapéu. Entretanto, prossegue até ao final do mês a campanha de recolha de manuais escolares “Ler e Reler”, que tem como finalidade a reutilização destes livros. Os interessados devem entregar os manuais (com data de edição a partir do ano letivo de 2009/2010) na BMEL ou nas escolas do concelho.

BMEL evoca Pinharanda Gomes

Sobre o autor

Leave a Reply