Arquivo

Moda e património de mãos dadas em Castelo Rodrigo

“Heritage Fashion” atraiu centenas de curiosos ao Palácio Cristóvão de Moura na noite de sábado

Várias centenas de pessoas assistiram sábado à noite ao desfile “Património é Moda/Heritage Fashion” que decorreu nas ruínas do Palácio Cristóvão de Moura, monumento nacional localizado na Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo. Júlio Torcato e Alexandra Moura apresentaram as suas coleções mais recentes, num evento em que participaram ainda jovens criadores formados na Universidade da Beira Interior e designers selecionados no Concurso Modtíssimo, organizado pela Associação Seletiva Moda.

O desfile contou com a participação do modelo figueirense Tiago Pena, que arrancou o maior aplauso da noite fria quando surgiu na passerelle, e a animação musical esteve a cargo de outro jovem do concelho, o Dj Paul Bonn Richard. No final, o presidente do município figueirense, que organizou a iniciativa juntamente com o Instituto do Território e a UBI, mostrou-se muito satisfeito com a adesão do público, salientando que «vieram até nós pessoas muito interessantes de muito longe, motivadas pela moda e por este “Heritage Fashion”». António Edmundo salientou que «modelos, gente do design, da alta costura e da organização de eventos estiveram a ver esta belíssima Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo a lançar-se num desafio enorme de ter aqui um cartaz diferenciador, potenciando a região e o território de forma diferente». O autarca sustentou que a iniciativa atraiu um público «muito interessante, que vai daqui a dizer bem das nossas terras», pelo que considerou que a «sustentabilidade do desenvolvimento local consegue-se deste modo».

A ideia do desfile partiu do próprio presidente, já que, na sua opinião, «este belíssimo cenário tinha que ter eventos diferenciadores e como estamos a realizar o primeiro Encontro Ibérico de Arquitetura tínhamos que ter animação à altura». Nesse sentido, além das habituais tertúlias e música, o município entendeu que «teríamos de ter um desfile de moda com os melhores criadores nacionais e lançámos o desafio ao Manuel Serrão, que o aceitou prontamente». António Edmundo realça que a iniciativa poderá repetir-se no próximo ano, até porque «um evento diferente e bonito, como é a moda, pode trazer outros públicos, uma população mais jovem e mais vida e dinâmica». De resto, o edil acredita que a moda «pode muito bem promover o património e este “heritage fashion” vem mesmo ao encontro da promoção da vida que se quer ter nas Aldeias Históricas».

Também Ana Abrunhosa, gestora do mais Centro, programa que co-financiou a iniciativa, viu com «muito agrado» a realização de uma iniciativa «única, inimitável e diferenciadora», uma vez que juntou a «antiguidade com a modernidade». Entretanto, até sábado, Castelo Rodrigo continua a ser palco do Iº Encontro Ibérico de Arquitetura, outra iniciativa «muito importante» que conta com a presença de alguns dos «melhores arquitetos nacionais e de Espanha». Segundo António Edmundo, «os arquitetos têm uma palavra muito importante a dizer porque quando desenham para o território têm que o fazer, tendo em vista a recuperação do autêntico, mas também o bem estar das pessoas e o comodismo para o futuro».

Ricardo Cordeiro Modelos desfilaram com peças das coleções mais recentes de Júlio Torcato e Alexandra Moura

Moda e património de mãos dadas em Castelo
        Rodrigo

Sobre o autor

Leave a Reply