Já foram publicados em “Diário da República” os anúncios para a contratação de 55 médicos para a Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda.
Estes procedimentos destinam-se a reforçar os quadros dos Hospitais Sousa Martins (Guarda) e de Nossa Senhora da Assunção (Seia), mas também de seis centros de saúde do distrito (Guarda, Seia, Pinhel, Sabugal, Celorico da Beira, Manteigas). Publicados na passada quarta-feira, os concursos contemplam 45 vagas em 18 especialidades hospitalares, oito de medicina familiar e mais duas para a unidade de saúde pública da Guarda), dispondo os interessados de 10 dias úteis – a contar da data de publicação do aviso no “DR” – para concorrer. Nos hospitais, os serviços com mais lugares disponíveis são ortopedia (cinco vagas), anestesiologia e medicina interna (quatro cada), cardiologia, ginecologia e obstetrícia, medicina física e reabilitação e radiologia (três).
Na cirurgia geral, dermato-venereologia, gastrenterologia, neurologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, pediatria, pedopsiquiatria e reumatologia, a ULS pretende contratar dois médicos em cada área, enquanto na pneumologia e psiquiatria será admitido apenas um. Os candidatos devem ter concluído o respetivo internato médico na segunda época de 2010, nas duas épocas de 2011 e na primeira época de 2012. No Centro Hospitalar da Cova da Beira estão abertas 30 vagas, das quais seis são para Ginecologia e Obstetrícia. As restantes repartem-se pela Medicina Interna Hematologia Clínica, Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Otorrinolaringologia, Medicina Física e Reabilitação, Neurologia, Oftalmologia, Psiquiatria, Urologia e Oncologia Médica.