Um recanto aprazível e águas cristalinas, assim é a praia fluvial de Aldeia Viçosa, um espaço de lazer de qualidade a descobrir ou redescobrir neste verão de orçamentos apertados.
Situada na margem direita do Mondego, junto a Aldeia Viçosa, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela e a 15 quilómetros da Guarda (pela EN 16), esta zona balnear oferece muitas comodidades aos visitantes. É vigiada e, além de amplas zonas relvadas, parque de merendas e assadores, tem também bar, uma cadeira anfíbia destinada a pessoas com mobilidade reduzida, campos de futebol e vólei de praia e um escorrega aquático. Este «já se transformou na grande atração da nossa praia, é um chamariz para as crianças», refere Baltazar Lopes, presidente da Junta de Freguesia, segundo o qual, «no ano passado, tivemos visitantes que se deslocaram propositadamente de Espanha e que mencionavam os bons acessos e os bons equipamentos da praia, mas também o escorrega».
Outro ponto forte da praia fluvial de Aldeia Viçosa é a qualidade das suas águas, distinguidas este ano com a classificação de “Excelente” atribuída pela Administração da Região Hidrográfica do Centro. Além disso, o espaço foi o primeiro da região a ser contemplado com a Bandeira Azul, em 2007, galardão que manteve durante os três anos seguintes. Mas este será o segundo em que o símbolo máximo de qualidade da água e das instalações para os banhistas não será hasteado em Aldeia Viçosa, facto que Baltazar Lopes justifica com «o pequeno senão» do local de lazer estar a jusante da Barragem do Caldeirão. «Quando a barragem está a turbinar, há um parâmetro na qualidade da água que deixa de ser excelente, pelo que este ano nem avançámos com a candidatura», adianta.
Ainda assim, o presidente da Junta acredita que «as pessoas não deixarão de vir, pois a qualidade mantém-se». De resto, Aldeia Viçosa voltou a ser distinguida este ano como Praia Acessível pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, tendo também integrado o lote inicial de 296 candidatas ao concurso “7 Maravilhas – Praias de Portugal”. Como habitualmente, estão calendarizadas várias atividades de animação para os próximos fins-de-semana, com música ao vivo e o festival Mun’Danças, de 1 a 4 de agosto, com «grupos de vários países da Europa, e também de África». Já no último fim-de-semana de julho disputa-se o torneio 24 horas em futebol de praia. Para esta época, o objetivo é manter a afluência do ano passado, quando passaram por Aldeia Viçosa cerca de 60 mil pessoas.
«O verão começou mal sob o ponto de vista meteorológico, mas estamos confiantes numa grande afluência por ser um ano de crise, em que as pessoas vão preferir fazer férias em locais mais próximos de casa», confia o autarca. Nesse sentido, os preços mantêm-se nos valores dos últimos 10 anos: um euro por pessoa e um euro pelo estacionamento, sendo que as escolas e as IPSS estão isentas.
Fábio Gomes