Em Passos largos e num sapateado digno de um Fred Astaire, entre Gaviões e Passarinhos, foi-nos lido o Conto do Vigário ficando cada vez mais o país a Leste do Paraíso que a teimosia política de Vã Glória de Mandar e, mesmo esse leve e discreto Charme da Burguesia foi substituído pelo Anjo Exterminador, determinando, em definitivo, que a revolução bolchevique fosse efetivamente traída.
Com efeito, a Lei Gabínia, a tal que propunha luta sem tréguas aos piratas do regime reinante, não entrou em vigor.
Nesta visão inquietante da sociedade, que aos poucos permite criar contradições acidentais e hipócritas, a redução de ministérios aportou em confusão total. Orwell, explica isso muito bem, reduzindo a condução dos negócios de Estado a 4 ministérios: O da Paz, o da Verdade, o da Fartura e o do Amor, apostando num oásis de promessas, pretensas verdades e criação de oportunidades. A apresentação do programa de governo, em Sede Própria, é que não foi bem assim, percebendo-se que a campanha eleitoral é uma coisa e a sua concretização outra. Assim, o ministério da Paz ocupou-se (apenas) com a guerra. O da Verdade com a mentira. O da Fartura com a fome, os baixos salários e reformas e, o do Amor com a tortura das famílias, dependendo deste uma secretaria de Estado conhecida como Polícia do Pensamento, onde os agentes arregimentados e arrelvados são verdadeiros e genuínos caçadores de bruxas.
Nos estatutos do partido apoiante deste governo pode ler-se nos três primeiros parágrafos: Guerra é Paz. E acerca disso não há, nem pode haver, qualquer tipo de discussão. É dogma. Liberdade é escravidão – Um Homem só, pouco ou nada vale, mas se for submisso, mesmo fugindo à sua própria identidade e se refugie nas teses partidárias está efetivamente safo e, finalmente, esta interessante ideologia, impõe o principio Ignorância é força – ou seja, quanto menos se sabe mais dinâmica ganham as teses do partido. Para protagonizar estes altos cargos políticos que o programa do governo determina, o partido apoiante, em campanha eleitoral, prometeu gente competente, equidistante do poder, Mulheres e Homens com ideias, mas, no momento de efetivar os ambicionados cargos políticos verificou-se, mais uma vez, que os escolhidos foram boy’s e girl’s, gente miúda, onde prolifera o tipo toupeira, que tentam impor as suas teses tenebrosas de militantes de um partido onde reina a paz podre, tentando a todo custo aniquilar outros tantos, que pensam pela sua própria cabeça, os tais que lhes vão fazendo o manguito, que denunciam a ditadura do partido, que defendem a Liberdade, sem medo de afirmarem que a revolução foi traída. E é aqui que entra a Policia do Pensamento, que mete o bico na vida daqueles que um dia tiveram coragem de pensar pela sua própria cabeça, dos que não têm desvios de opinião, dos que se revoltam com este estado de coisas. O discurso, com facilmente se percebe, é do mais alinhado possível, tendo por base um comportamento de tudo comer e nada lhes fazer mal, tal qual acontece com o grão de milho que passa sem ser digerido pelo corpo de uma ave. Ao portarem-se assim, sabem que vão ser agraciados com a Ordem do Mérito Evidente (a única existente). Resta ainda dizer que o território governado por esta gente é a Eurásia, que mantém guerra aberta com a Oceânia, cuja capital continua a ser Seguroville.
E com tudo isto damos conta de 2 milhões de pobres, 2 milhões de reformados com a reforma mínima, quase 2 milhões de trabalhadores com o salário mínimo e mais (quase) 2 milhões de desempregados, sem contar com os que ainda hoje vão perder o emprego… C’os diabos… Num cantinho de 10 milhões… É obra….
Dando uma vista de olhos pelo DR, 2ª série – anúncio de procedimento 1585/2012 de 18 de abril (fornecimento de refeições e exploração das cafetarias para a Sede Própria) – é bom verificar a avaliação da ementa: Perdiz, lebre, pombo torcaz, rola, lombo de novilho, lombinho de porco preto, gamba grande, bife de 190 gramas, 8 variedades de sobremesa, 8 componentes frios e 4 de comida vegetariana, 3 variedades de vodka, 16 tipos de whisky, brandies, vermutes e licores, faltando apenas as bananas para isto ser a República delas (de preferência do reino do ti Alberto). Acresce a tudo isto o subsídio de férias e natal para Sªs Senhorias, conforme consta no orçamento da tal Sede Própria, pagina 4.659, rúbrica 01.01.14, no valor de 2.093.650 euros.
Afinal, o Grande Irmão continua a velar por nós e a pergunta tem de ser esta: A igualdade existe? Pois…Se não, e tendo em conta esta visão Orwelliana, como podem continuar a afirmar que Liberdade é escravidão se está a ser abolido o conceito de Liberdade?
Liberdade, Liberdade, tem cuidado que te matam…
Por: Albino Bárbara