A taxa de inflação em Portugal desceu para os 2,7 por cento em maio, ficando abaixo 3 por cento pelo segundo mês consecutivo.
A taxa de inflação em Portugal recuou para os 2,7 por cento em maio face a abril, ligeiramente acima da média da zona euro (2,4) e da União Europeia (2,6), segundo dados hoje divulgados pelo Eurostat.
Comparativamente ao mês anterior, a taxa de inflação ficou, em Portugal, abaixo da fasquia dos 3 por cento pelo segundo mês consecutivo, com o recuo de duas décimas em Portugal (era de 2,9 em abril) e na zona euro (estava nos 2,6) e de uma décima no conjunto da UE (era de 2,7), revelam os dados do gabinete oficial de estatísticas da UE.
A taxa de inflação em Portugal é a sexta mais elevada da zona euro, a par do Luxemburgo, numa lista encabeçada pela Estónia (4,4), registando a Grécia a taxa mais reduzida no espaço monetário único (0,9).
No conjunto dos 27, a Suécia apresentou a taxa de inflação mais baixa em abril (0,9 por cento), enquanto a mais elevada se registou na Hungria (5,4).
Na comparação anual, com maio de 2011, Portugal registou uma taxa de 3,3 por cento, acima da média da zona euro (2,7) e da UE a 27 (3,0).
A taxa anual mede a variação dos preços entre o mês atual e o mesmo mês do ano anterior e avalia áreas como transportes, telecomunicações, educação e comércio.