Arquivo

«Todos os treinadores podem sonhar em chegar ao alto rendimento»

José Peseiro “deu aula” a alunos do Politécnico da Guarda na semana passada

«É tão digno e honroso para um treinador treinar tanto uma equipa de alto nível como outra qualquer». José Peseiro esteve na semana passada no auditório da Associação Académica da Guarda para falar sobre a temática “O Treinador e a sua equipa técnica: Organização e Gestão” e defendeu que todos os técnicos podem ambicionar chegar a um clube de topo.

Perante numerosa assistência, o antigo técnico do Sporting considerou que nem todos os treinadores podem chegar ao alto rendimento, mas todos podem sonhar em chegar lá. «O importante é ter competências, mas também é essencial dispor de oportunidades», declarou, recordando que se estreou a treinar na IIIª Divisão Nacional. O ex-selecionador da Arábia Saudita sustentou que «todos os treinadores têm de alimentar um sonho», ainda que «por fases e com os pés assentes no chão», pois «não posso estar a treinar no Distrital e pensar que no ano seguinte vou treinar na Iª Liga. Mas posso pensar na IIIª Divisão e, fase a fase, construir o meu sonho e o meu projeto». Peseiro recordou que muitos treinadores que começaram com ele – «e, se calhar, com tantas ou mais qualidades e capacidades do que eu» – não se cruzaram com o momento certo. «Não foi por incapacidade ou por menor qualidade, mas sim por não terem tido um projeto que os levasse a outras divisões», sustentou.

O técnico ribatejano falou do seu trajeto até chegar a um grande do futebol nacional: «Felizmente, tive uma equipa de IIIª Divisão que consegui subir à IIª, outra da IIª que consegui levar à Honra e da Honra à Iª Divisão. Infelizmente, não há essa oportunidade para todos, mas isso não tira a dignidade desta maravilhosa profissão», afirmou. Vários técnicos do futebol distrital assistiram à palestra de José Peseiro e partilham da sua visão. Artur Lobão, por exemplo, concordou que «quem está nos sítios certos tem mais oportunidades e essas oportunidades mesmo no sítio certo não acontecem para todos». O técnico do Sporting da Mêda na IIIª Divisão esta época disse ainda ser «natural que um jogador da Iª Divisão tenha mais oportunidades de chegar a treinador, diretor técnico ou ter outras funções em equipas de topo» e que, pelo contrário, «é mais difícil para quem não está nesses meios tentar alcançar esses lugares».

Por sua vez, Rui Nascimento considerou que José Peseiro abordou um ponto essencial: «Por muita qualidade que possamos ter, a oportunidade e o estar no sítio certo na hora exata marca a carreira de um treinador». Para o treinador do Vila Cortêz do Mondego, o facto de não haver grandes treinadores a nível nacional oriundos desta zona deve-se a «não termos competição que permita desenvolvermo-nos e mostrarmo-nos», daí que, «muitas vezes, nem só os melhores estão num patamar mais elevado, estão sim aqueles que têm essa oportunidade». A palestra de José Peseiro foi promovida pelos cursos de mestrado em Ciências do Desporto e da licenciatura em Desporto do IPG.

Ricardo Cordeiro Antigo técnico do Sporting iniciou carreira na IIIª Divisão

«Todos os treinadores podem sonhar em chegar
        ao alto rendimento»

Sobre o autor

Leave a Reply