Arquivo

Dia Internacional dos Museus comemorado na Guarda, Covilhã, Pinhel e Foz Côa

No âmbito da comemoração do Dia Internacional dos Museus, que se celebra amanhã, os museus da Guarda, de Lanifícios da UBI, Municipal de Pinhel e Museu do Côa prepararam um programa especial para a efeméride.

O Museu da Guarda aposta no público infanto-juvenil com a apresentação da teatralização “Um salto ao passado, dois ao futuro” e, para o público em geral, diversos descontos em exposições específicas. Também o Museu de Lanifícios, na Covilhã, se associa a esta iniciativa, mas propõe visitas livres e gratuitas às exposições permanentes da Real Fábrica de Panos, da Real Fábrica Veiga e às mostras fotográfica “CÃOstelação”, sobre o cão da Serra da Estrela, e “MOVE 2012”, de design de moda pelos alunos daquele curso da UBI.

Ainda na Covilhã, o município desafiou os alunos do 3º ciclo e secundário a fotografar as peças dos museus da cidade para o concurso “O Museu na minha objetiva”. Os vencedores serão conhecidos amanhã durante uma exposição com todas as fotografias a concurso. Para assinalar a efeméride, há ainda visitas guiadas ao Museu Arte e Cultura e ao Museu de Arte Sacra, no sábado, sendo que este último acolhe dois concertos do Ensemble de Guitarras e do Quarteto de Oboés da Escola Profissional de Artes da Covilhã e do Coro do Orfeão da Covilhã.

Em Pinhel, a Casa Grande acolhe a exposição de pintura “Acervos Pintados”, organizada com obras não só do museu da “cidade-falcão” e da Casa Museu Helena e António Seixas. O objetivo é homenagear os artistas que têm vindo a enriquecer o património e a cultura pinhelense.

O Museu do Côa irá ter atividades que irão desde a música ao teatro, inaugurando também uma nova exposição temporária sobre tapeçaria, tudo isto gratuitamente.

A temática escolhida para assinalar o Dia Internacional dos Museus deste ano é “Museus num mundo em mudança: novos desafios, novas inspirações”.

Sobre o autor

Leave a Reply