Cerca de 300 mil fiéis são esperados este fim-de-semana em Fátima para a peregrinação de 12 e 13 de maio ao Santuário da Cova da Iria.
As cerimónias serão presididas pelo cardeal Gianfranco Ravasi, o responsável do Conselho Pontifício para a Cultura, que vem a Fátima para conferir relevância «à dimensão cultural do anúncio, da expressão da fé e da espiritualidade cristã» que aquele local de culto mariano representa, segundo o bispo de Leiria-Fátima, António Marto.
De acordo com o Santuário de Fátima, para as cerimónias do fim-de-semana estão inscritos, pelo menos, 90 grupos de peregrinos organizados de 22 países. A estes vão juntar-se os 35 mil peregrinos que o assistente nacional do Movimento Mensagem de Fátima calcula que se tenham dirigido a pé para o Santuário.
Atualmente, as unidades de alojamento gratuitas para peregrinos já estão lotadas, assim como os parques de estacionamento da zona norte, segundo as autoridades. Um hospital de campanha do Instituto Nacional de Emergência Médica e um dispositivo de 500 homens da Guarda Nacional Republicana estão a postos para o apoio aos milhares de peregrinos esperados.