O auditório da sede da Associação Académica da Guarda (AAG) encheu-se de estudantes, na tarde da passada quarta-feira, para a apresentação do cartaz da edição deste ano da Semana Académica. A cerimónia contou com a presença do cantor Emanuel, um dos cabeças de cartaz da edição deste ano.
A “festa dos estudantes” inicia-se a 7 de maio, com um baile de gala no restaurante “Quinta do Adelino”. No dia seguinte, há enterro do caloiro, e a 9, a tradicional Serenata Monumental na Sé, seguindo-se uma noite de tunas. Na noite de dia 10, sobem ao palco À meia-noite nas Eólicas, Banda Red e a dupla Quim Roscas e Zeca Estacionâncio. Emanuel sobe ao palco do Pavilhão do NERGA no dia 11, juntamente com The Curymakers e Contrabando, enquanto que o sábado terá Expensive Soul e 100 Ensaios. No dia 13 haverá Missa de Finalistas, e atuações da Banda Play, Ângelo Brás e DJ Alvim. O último dia de espetáculos estará a cargo de Cepa Torta e Quim Barreiros, encerrando-se a Semana Académica no dia 15 com o desfile académico e festa no bar “O Bacalhau”.
Diogo Seco, presidente da AAG, mostrou-se «satisfeito» com o cartaz apresentado e sublinhou que os artistas foram escolhidos segundo as preferências demonstradas pelos estudantes através das redes sociais. O dirigente da academia deu ainda conta de uma iniciativa denominada “Projeto Mais Social”, «que tem em vista apoiar os alunos mais carenciados, com uma recolha de alimentos nos hipermercados» entre dia 25 deste mês e 1 de maio. Outra medida de apoio aos estudantes terá lugar ao nível do preço dos bilhetes, que durante esta semana «custarão 27 euros em vez de 30». «Queremos que todos os estudantes venham à Semana Académica, porque a festa é deles», acrescentou Diogo Seco.
Márcio Moreira, tesoureiro da AAG, revelou que o orçamento para esta Semana Académica é de 150 mil euros, o que representa uma redução de 50 mil euros em relação à edição do ano passado. Os responsáveis da Associação Académica esperam um total de visitantes «entre os 15 e os 18 mil», com «uma concentração nos dias 11 e 12, em que é esperado que o Pavilhão do NERGA encha com quatro mil pessoas».
Emanuel foi o “artista convidado” para esta apresentação, e manifestou-se «contente» por participar pela primeira vez na Semana Académica da Guarda, acrescentando que espera «um espetáculo fantástico», para o qual prometeu «muito ritmo», com um repertório musical que incluirá os seus temas mais recentes, mas também os mais emblemáticos.
Fábio Gomes