Arquivo

Portugal tem a segunda maior taxa de desemprego da OCDE

Depois de o Eurostat ter anunciado que a taxa de desemprego em Portugal atingiu os 15 por cento em fevereiro, a OCDE confirmou esse cenário, ao divulgar hoje a lista com as taxas de desemprego dos países da organização.

Nessa lista, Portugal surge no segundo lugar com o nível de desemprego mais alto entre os 34 países da OCDE, sendo apenas ultrapassado pela Espanha, com 23,6 por cento.

Não há, no entanto, dados disponíveis deste mês para a Grécia, que em dezembro de 2011 tinha um nível de desemprego de 21 por cento, acima da taxa portuguesa. A seguir a Portugal, aparece a Irlanda, com 14,7 por cento, e que em dezembro tinha uma taxa de desemprego superior à nacional.

Em termos homólogos, Portugal sofreu em janeiro a segunda maior subida do desemprego entre os 24 países analisados (2,5 pontos percentuais), depois de Espanha (onde o desemprego aumentou 2,7 por cento).

Na média nos países da OCDE, a taxa de desemprego manteve-se estável nos 8,2 por cento, subindo 0,1 pontos percentuais nos países da Zona Euro, para 10,8 por cento. Trata-se do nível mais elevado desde o início da crise financeira global.

Sobre o autor

Leave a Reply