Foi no dia 7 de abril de 1868 que nasceu, em Valhelhas (Guarda), José Ribeiro de Castro. Formou-se em Direito na Universidade de Coimbra em 1887.
Interessado pelo jornalismo foi redactor-chefe do “Distrito da Guarda” desde a sua fundação. Também se interessou pela política, filiando-se no Partido Progressista em 1881, abandona-o para ingressar no Partido Republicano. Em 1882, funda “O Povo Português”, o primeiro semanário republicano da província, que se editou até 1884.
Em 1885 abriu escritório de advocacia em Lisboa, depois de, na Madeira, defender gratuitamente um grupo de amotinados. Na capital criou reputação como advogado. Também teve escritório na cidade da Guarda.
Filiado na Maçonaria desde 1869 numa loja coimbrã, a “Federação de Coimbra”, chegou a atingir o grau de grão-mestre-adjunto. As suas atividades como maçon tiveram como principal objetivo a propaganda republicana e a organização de atividades de suporte para uma eventual instauração da República. Ausente em França na altura do “5 de Outubro de 1910”, não foi ativo neste movimento, mas esteve na frente dos republicanos, iniciando uma carreira governamental. Foi deputado, senador, ministro e, em 1915, presidente do ministério. Morreu no dia 31 de julho de 1929.
Por: Américo Brito