Editora vai reeditar os onze discos do cantautor nos próximos meses.
O mítico cantautor José Afonso morreu há 25 anos e o dia de hoje é assinalado com vários tributos por todo o país e em Barcelona (Espanha). Para os próximos meses está igualmente prevista a reedição dos seus onze discos.
O autor de canções que toda a gente conhece, como “Grândola Vila Morena”, “Venham mais cinco”, “Os Vampiros”, “Traz outro amigo também” ou “O coro dos tribunais”, entre muitas outras, morreu a 23 de Fevereiro de 1987, aos 57 anos, em Setúbal. Sofria de esclerose lateral amiotrófica, doença neurodegenerativa progressiva e fatal que o afastou dos palcos a partir de 1983. Os seus últimos concertos tiveram lugar nos Coliseus de Lisboa e Porto, enquanto “Galinhas do Mato” (1985) foi o seu derradeiro álbum, que teve de ser completado pelos amigos José Mário Branco, Sérgio Godinho, Helena Vieira, Fausto e Luís Represas.
Para assinalar os 25 anos da morte de Zeca Afonso, a Movieplay vai editar agora – com a etiqueta Art’Orfeumedia – versões remasterizadas, com notas adicionais aos originais, assinadas pelo jornalista Gonçalo Frota, os onze álbuns editados para a Orfeu, anunciou a editora. Na primeira semana de abril sairão “Cantares do andarilho” e “Contos velhos, novos rumos”, enquanto na primeira semana de maio sairão “Traz outro amigo também”, “Cantigas do Maio” e “Eu vou ser como a toupeira”. Em outubro regressam “Venham mais cinco”, “Coro dos tribunais” e “Com as minhas tamanquinhas” e, em abril de 2013, será a vez de “Enquanto há força”, “Fura, fura” e “Fados de Coimbra”.